sábado, 17 de dezembro de 2016

Organizações Internacionais e a ONU

Organizações internacionais e a ONU

O Saber Direito Aula apresenta, nesta semana, um curso com as noções básicas da teoria geral das organizações internacionais, dando ênfase à Organização das Nações Unidas, a ONU. Quem ensina a matéria é o professor Luiz Felipe Osório.

Além de introduzir a interface entre Direito e relações internacionais, no ensino da teoria geral das organizações, o professor passa por seu histórico, debatendo os principais documentos jurídicos que tratam do tema, e traça as quatro grandes fases das organizações internacionais ao longo da história.

Neste ponto, ele debate o surgimento das maiores OIs: Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas (ONU), Mercosul, e União Europeia. Explica as características básicas das organizações, que permitem sua atuação no sistema internacional, como sujeito de direito.

Diante de todas as organizações internacionais e dos mais diversos temas tratados por elas, Luiz Felipe dá destaque à ONU, a mais emblemática de todas, segundo ele. Explicita suas particularidades, relevância, direitos, imunidades diplomáticas e sua estrutura orgânica. Traz ainda um estudo baseado no histórico do Conselho de Segurança da ONU, órgão ao qual o Brasil busca participar com assento permanente.

Por fim, avança o conteúdo, fazendo reflexões e críticas à Organização das Nações Unidas, perpassando por suas vantagens e desvantagem diante dos acontecimentos mundiais.

Quer saber mais sobre o tema? Então você não pode perder o Saber Direito Aula desta semana.

Para participar das gravações escreva para a nossa equipe: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário: