sábado, 16 de janeiro de 2016

Filosofia do Direito e Modernidade

Saber Direito Aula apresenta curso sobre Filosofia do Direito e Modernidade

Nas cinco aulas, o professor Rossini Corrêa esclarece o desenvolvimento do Direito como ciência e o protagonismo dos filósofos do Direito ao possibilitar a análise crítica dos diversos elementos formadores do universo jurídico.

Rossini expõe o conteúdo a partir do Direito Medieval, em torno da figura de São Tomás de Aquino, percorrendo o momento histórico renascentista, que constitui o intervalo entre o declínio do feudalismo e a ascensão do capitalismo. Em direção à modernidade, ele avança o curso falando sobre Thomas Hobbes e John Locke. Outros grandes filósofos que contribuíram para a reflexão da matéria, como o Barão de Montesquieu e Jean Jacques Rousseau também são estudados no curso, até chegar à Filosofia do Direito por meio do pensamento de Karl Marx.

Para Rossini, o século 20 se mostra revelador dos limites positivistas segundo os quais o Direito foi pensado. Assim, nas reflexões propostas nas aulas, Rossini chega ao paradigma em torno de Hans Kelsin, de onde nascem as perspectivas criativas da matéria. Segundo Rossini, a Filosofia do Direito é matéria essencial à experiência jurídica tendo o papel de colocar em causa e ressignificar o Direito como formador intelectual, para que sua evidenciação histórica e organizacional aconteça.

Rossini Corrêa é advogado, professor e escritor dedicado aos estudos jurídicos, teológicos, filosóficos e sociais.

Quer saber mais sobre o tema? Então você não pode perder o Saber Direito Aula desta semana.

Para participar das gravações escreva para a nossa equipe: saberdireito@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/
 







Nenhum comentário: