sábado, 8 de dezembro de 2012

Inseminação Póstuma e Sucessão Legítima

Inseminação Póstuma e Sucessão Legítima é o tema do Saber Direito

O programa Saber Direito desta semana discute sobre a "Inseminação Póstuma e Sucessão Legítima". O curso será ministrado por Cristiano Colombo, mestre e doutorando em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também é professor da Faculdade de Direito da Instituição São Judas Tadeu.

Na primeira aula, será apresentado o histórico mundial do instituto da filiação, no qual se desenhará seu quadro histórico-evolutivo, a fim de analisar a construção do conceito. O tema da segunda aula é o conceito de filiação especificamente no Brasil. Nela, serão analisadas a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Código Civil de 2002. "A constitucionalização do Direito das Sucessões é algo que todo estudioso da área deve levar em consideração, pois não dá mais para aplicarmos a ela isoladamente apenas a legislação do Direito Civil sem ter a Constituição Federal como norte", explica Colombo.

O terceiro encontro traz como tema "Reprodução Assistida Post Mortem". Nele, passa-se a estudar a evolução histórica da reprodução assistida post mortem e busca-se analisar as técnicas de reprodução assistida, bem como o direito estrangeiro. Apresenta-se, ainda, a pesquisa acerca do estabelecimento da filiação no Brasil nos seguintes casos: existência de consentimento expresso deixado pelo marido ou companheiro falecido para inseminação homóloga post mortem; ausência de consentimento, sem oposição; manifestação de oposição expressa.

A quarta e a quinta aulas tratam do direito à sucessão legítima. Especial ênfase é dada à figura do sucessor, bem como à segurança jurídica e à necessidade de legislação específica para regular o assunto.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 10 de dezembro a 14 de  dezembro 2012, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/






Nenhum comentário: