sábado, 27 de outubro de 2012

Processo Civil de Conhecimento

Saber Direito dá curso sobre Processo Civil de Conhecimento

O curso "Processo Civil de Conhecimento", ministrado pelo professor Erick Vidigal, desenvolve uma abordagem teórica e prática sobre temas importantes do processo civil brasileiro, dando especial ênfase ao chamado processo de conhecimento. As aulas seguem uma metodologia construtiva em que o conhecimento é desenvolvido gradativamente a partir do estudo dos institutos jurídicos isoladamente, com posterior análise de sua aplicação em situações concretas.

Na primeira aula é feita uma avaliação geral sobre o processo e o procedimento, sendo discutidas as características, diferenças e classificações. As três aulas seguintes são dedicadas ao estudo dos sujeitos da relação processual (autor, réu e juiz), incluindo temas como petição inicial, resposta do réu (contestação, revelia, reconvenção e exceções), providências preliminares, saneamento do processo, produção de provas, audiências e sentença. A última aula é dedicada ao estudo aprofundado da antecipação dos efeitos da tutela com abordagens para conceito, espécie e requisitos, sempre em comparação com as medidas de natureza cautelar.

"A compreensão adequada, ampla e atualizada do processo de conhecimento é essencial para o domínio dos institutos que serão manejados nas demais espécies de processo civil (execução, cautelar e sincrético). Por essa razão, o seu estudo constante se apresenta como verdadeira necessidade de qualquer operador do Direito", afirma o professor Erick Vidigal.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 29 de Outubro a 2 de Novembro de 2012, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min. O Saber Direito também está no YouTube

Quem quiser participar das gravações pode entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/






Nenhum comentário: