sábado, 2 de junho de 2012

Sociologia do Direito

Saber Direito apresenta curso de Sociologia do Direito

O curso de sociologia do direito, em cinco aulas, oferece um panorama deste campo de pesquisas para juristas, estudantes de direito e público interessado. A primeira aula apresenta o conteúdo dos estudos em sociologia do direito e a sua conformação enquanto campo das ciências sociais. As aulas também abordam a relação entre sociologia e a teoria do direito em um panorama.

As aulas subsequentes enfocam as teorias clássicas da sociologia e como os fundadores deste ramo do conhecimento trataram o fenômeno jurídico. Também serão apresentados os métodos de trabalho e pesquisa da disciplina.

A parte final do curso é dedicada aos estudos contemporâneos de sociologia do direito, seja pelo prisma da judicialização da política e da vida social, com as críticas ao conceito e as contribuições do debate, seja pela análise do Poder Judiciário, suas corporações e a sociedade atual.

O curso oferece uma porta de entrada a um campo cujo conhecimento é, cada vez mais, necessário aos estudiosos e interessados no direito.

"A compreensão do fenômeno jurídico não pode ser realizada de forma plena se não se ater à efetividade das normas. A sociologia do direito é o ramo das ciências sociais e da teoria do direito que fornece o quadro analítico e as ferramentas de pesquisa para entender o direito realmente aplicado no cotidiano. Conhecê-la, portanto, é indispensável", afirma o professor Alexandre Veronese convidado do Saber Direito Aula desta semana.

Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato através do e-mail: saberdireito@stf.jus.br

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, do 04 de Junho a   08 de Junho de 2012, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br







Nenhum comentário: