sábado, 7 de abril de 2012

Provas no Processo Penal

Provas no Processo Penal é o tema do Saber Direito

O tema provas é dos mais importantes dentro do Direito Processual Penal, tendo em vista que a finalidade do processo - a busca da verdade - só é possível através da atividade probatória. Além disso, o professor Flávio Cardoso mostra que o tema também se mostra relevante à medida em que os processos criminais chamam cada vez mais a atenção dos meios de comunicação, despertando dúvidas e curiosidades não só entre os estudiosos do Direito, bem como no público em geral.

O curso começa com o estudo da Teoria Geral da Prova, onde são abordados conceitos básicos e as regras a serem aplicadas na produção de provas dentro do sistema processual penal brasileiro, incluído a regra da vedação da prova obtida por meios ilícitos.

Em seguida, passa-se à análise dos meios de provas disciplinados no Código de Processo Penal, como a perícia, o interrogatório, a confissão, a testemunha, entre outros, de modo que se tenha uma visão completa do tema.

"As provas constituem o núcleo do processo; elas que vão determinar o caminho a ser seguido pelo juiz quando da prolação da sentença. Não há como conhecer bem o processo penal sem o estudo das regras sobre provas", ressalta o professor Flávio Cardoso sobre a importância do assunto.

A quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato através do e-mail:saberdireito@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/








Nenhum comentário: