sábado, 30 de abril de 2011

Contratos Internacionais

Professora e Defensora Pública Federal Daniela Jacques apresenta um estudo dos Contratos Internacionais


O Saber Direito apresenta um estudo dos contratos internacionais, ramo do Direito Internacional, que merece cada vez mais destaque no cenário jurídico, sobretudo com o crescimento do comércio exterior.

O curso é ministrado pela professora e Defensora Pública Federal Daniela Jacques, que fala sobre Convenções Internacionais.

Ela ressalta o papel do contrato internacional como instrumento jurídico de circulação de riquezas no cenário econômico internacional, "É preciso identificar marcos regulatórios comuns, como Convenções Internacionais e Leis-modelos, buscando uniformizar as legislações envolvidas, de modo a conferir um ambiente seguro para as partes negociarem livremente. Antítese da livre negociação está o contrato de consumo, que ganha maior expressão nos tempos globalizados, merecendo assim uma tutela jurídica própria no âmbito internacional, explica.

A professora Daniela Jacques aborda a legislação brasileira aplicável aos contratos internacionais na primeira aula, e fala sobre a identificação de instrumentos legislativos internacionais, como tratados e convenções e leis-modelo no segundo encontro. Na terceira aula, a professora trabalha as cláusulas especiais, como eleição de foro, e depois explica o que é hardship e força maior, bem como contratação em moeda estrangeira ou cláusula de escalonamento. Por fim, um contrato internacional típico dos tempos contemporâneos a merecer tutela jurídica específica: contratos internacionais de consumo.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 02 a 06 de maio de 2011, sempre às 7h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Quem quiser participar das gravações do programa deve entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br.







Nenhum comentário: