sábado, 18 de junho de 2016

Análise Econômica do Processo

Saber Direito ensina a aplicar a análise econômica no processo civil 


Nesta semana, no programa Saber Direito, por meio de fórmulas matemáticas, o professor convidado, Henrique Arake, proporciona novo entendimento do Direito, traçando conclusões não óbvias em um processo. Ele aborda a análise econômica no processo civil.

Segundo Arake, a teoria surgida na década de 1970, nos Estados Unidos, traz aos juristas instrumentos necessários para analisar o mundo da forma como é e como virá a ser, para além da interpretação dos textos e das doutrinas utilizadas no Direito.

Ele explica que a análise econômica do Direito permite, a partir de elementos da economia, modelar o comportamento das partes diante das decisões possíveis e direcionar, da melhor forma, os resultados e argumentos dos magistrados de acordo com a consequência final que deseja ser atingida.

Arake destaca ainda que a economia pode ser usada em qualquer ramo do Direito, uma vez que ela determina como as partes se comportam de acordo com a estrutura de incentivos que lhes são dadas.
No curso, o professor fala sobre a litigância das partes e critica o uso da Justiça para fins privados e não para a pacificação da sociedade. Aplica a análise econômica ao Direito Processual Civil, principalmente no que diz respeito à gratuidade da Justiça, modificada com o Novo Código de Processo Civil.

Utiliza, ainda, uma teoria já conhecida na matemática e na economia: a teoria dos jogos. E aplica esse princípio à modalidade adesiva dos recursos.

Henrique Haruki Arake Cavalcante é mestre em Análise Econômica do Processo Civil, pesquisador do Núcleo de Estudos em Direito e Economia - NEDE/UniCEUB e doutorando em Direito no Centro Universitário de Brasília - UNICEUB.

Quer saber mais sobre o tema? Então você não pode perder o Saber Direito Aula desta semana.

Para participar das gravações escreva para a nossa equipe: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/ 


Nenhum comentário: