sábado, 25 de janeiro de 2014

Crimes Contra o Patrimônio

Saber Direito: Crimes Contra o Patrimônio

Você sabe quais são os tipos de crimes contra o patrimônio? A resposta você confere com o professor e advogado criminalista Rodrigo Almendra, no Saber Direito desta semana. O curso começa abordando conceitos – que trazem exemplos de situações cotidianas e apontando a diferença entre assalto e roubo.

Na aula seguinte, o destaque é o conceito do crime de furto. Além de esclarecer quando ele é consumado, o professor Rodrigo Almendra fala sobre o crime de eletrotráfico - furto de cabos de energia e sinal de satélite.

A terceira aula conceitua o crime de roubo e explica toda a dinâmica envolvida na ação. A aula está recheada de exemplos, como a violência na situação de roubo, a situação denominada latrocínio e os casos em que são utilizadas armas de brinquedo.

A penúltima aula refere-se ao crime de estelionato. Como exemplo, as pirâmides financeiras. Almendra cita ainda os prejuízos que a prática de estelionato causou ao INSS e suas diversas modalidades previstas no Código Penal.

O curso termina na sexta-feira, falando sobre o crime que Almendra considera como o mais perigoso contra o patrimônio: receptação. O professor cita apropriação indébita previdenciária, receptação culposa e crime sem pena.

O curso do professor Rodrigo Almendra tem como base artigos do Código Penal e súmulas do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 27 de Janeiro a 31 de Janeiro de 2014, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Quem quiser participar das gravações do programa deve entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/







Nenhum comentário: