sábado, 23 de fevereiro de 2013

Princípios e Organização do Estado

Saber Direito estreia novo formato e discute sobre Direito Constitucional

Nesta semana, a "Família Saber Direito" está de cara nova: novo formato, mais interatividade e muito mais informação. Uma das novidades do programa é que os alunos farão suas perguntas diretamente dos corredores de suas faculdades.

A estreia fica a cargo do professor e procurador federal André Lopes, que ministrará o curso sobre uma das áreas mais apaixonantes da jurisprudência: o direito constitucional.

A primeira aula é sobre a sistematização da Constituição Federal, e o tema da segunda é "Democracia, Fundamentos e Objetivos". O terceiro encontro fala da organização político-administrativa do Estado.

A quarta e a quinta aulas tratam do regime de repartição de competências.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 25 de Fevereiro a 1 de  Março 2013, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Quem quiser participar das gravações do programa deve entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/







sábado, 16 de fevereiro de 2013

Execução Penal

Execução penal é tema do Saber Direito


O programa Saber Direito Aula desta semana apresenta curso sobre “Execução Penal”. As aulas são ministradas pelo professor e juiz Adeildo Nunes, doutor e mestre em direito pela Universidade Lusíada de Lisboa.

O tema da primeira aula é "Evolução história da pena e sua finalidade". Na segunda aula, o professor apresenta aula sobre "O processo de execução penal".

O terceiro encontro aborda questões práticas de execução penal. Já na quarta será abordada "A educação nos presídios".

O quinto e último encontro debate sobre o futuro das penas.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 18 de Fevereiro a 22 de  Fevereiro 2013, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Quem quiser participar das gravações do programa deve entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/




sábado, 9 de fevereiro de 2013

CréditoTributário

Crédito Tributário é tema do Saber Direito

O programa Saber Direito desta semana apresenta curso sobre “Direito Tributário”. As aulas serão ministradas pelo advogado e professor Juliano Colombo, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET)

O tema da primeira aula é "Constituição do Crédito Tributário", e o da segunda é "Decadência do Crédito Tributário".

Prescrição no direito tributário é o tema do terceiro encontro. Na quarta aula, o professor Juliano Colombo fala sobre restituição do indébito tributário.

O quinto encontro é intitulado "Exclusão do Crédito Tributário".

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 11 de Fevereiro a 15 de  Fevereiro 2013, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/






domingo, 3 de fevereiro de 2013

Direitos da Criança e do Adolescente

Direitos da Criança e do Adolescente são tema do Saber Direito

O programa Saber Direito desta semana apresenta curso sobre “Direito da Criança e do Adolescente”. As aulas serão ministradas pelo professor e promotor de Justiça do Ministério Público (MP-PR) do Paraná Murillo José Digiácomo, integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCAE) e mestre em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O tema da primeira aula é "Conselho de Direitos", e o da segunda aula é "Conselho Tutelar". No terceiro encontro, discute-se a rede de proteção à criança e ao adolescente.

O quarto encontro analisa o atendimento de adolescentes autores de ato infracional. "É dever dos pais e dos responsáveis participarem do processo ressocializador do adolescente", explica Digiácomo.

O tema da quinta e última aula é "Direitos à Educação e proteção no Trabalho".

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 4 de Fevereiro a 8 de  Fevereiro 2013, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.


No programa Saber Direito Debate desta semana, o jornalista Rimack Souto entrevista o professor e promotor de Justiça do Ministério Público (MP-PR) do Paraná Murillo José Digiácomo. O tema do programa é referente ao curso "Direito da Criança e do Adolescente". Durante a entrevista, o promotor fala sobre conselho tutelar e a rede de proteção à criança e ao adolescente.

O programa Saber Direito Responde desta semana esclarece dúvidas sobre o curso "Direito da Criança e do Adolescente". O convidado é o professor e promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP/PR) Murillo José Digiácomo, que também é integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCAE). Ele é mestre em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ele responderá as dúvidas dos internautas sobre as conselho de direitos, conselho tutelar, rede de proteção à criança e ao adolescente e direitos à educação e proteção no trabalho.

Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/