domingo, 30 de maio de 2010

Benefícios Por Incapacidade

Saber Direito explica sobre os benefícios por incapacidade da Previdência Social


Como funcionam os benefícios por incapacidade no regime geral de previdência social? Este é o tema das cinco aulas do programa Saber Direito desta semana. O curso é ministrado pela professora Melissa Folmann, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC.

Nos encontros, a especialista em direito previdenciário esclarece conceitos, princípios e procedimentos dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Na aula de benefício assistencial ao portador de deficiência e idoso, é apresentada a diferença entre a incapacidade e a deficiência para o INSS e o Judiciário, indicando conceitos jurídicos e sociais a serem considerados para cada cidadão, bem como a divergência do critério de ¼ do salário mínimo perante o instituto e o posicionamento jurisprudencial.

Ao apresentar o auxílio-doença, Folmann alerta para a diferença entre o decorrente de acidente ou doença do trabalho e o derivado de causas alheias ao trabalho, com destaque para a possibilidade de até um estudante ou dona de casa terem direito ao benefício, desde que atendam aos requisitos legais.

E ainda apresenta cada um dos pressupostos e a forma de cálculo dos benefícios, sempre com ênfase ao posicionamento da jurisprudência sobre o tema e os problemas pelos quais o cidadão pode enfrentar em busca de seu benefício, em especial no tocante às perícias.

Por fim, a professora Folmann explica como os benefícios por incapacidade passaram a interferir na tributação das empresas e, mais recentemente, no Fator Acidentário Previdenciário - FAB. Neste ponto é ressaltado o aspecto histórico e social dos institutos e a repercussão destes para o trabalhador e o cenário jurídico diante das recentes decisões sobre o tema.

As aulas vão ao ar no 'Programa Saber Direito' da TV Justiça nos dias 31 de maio a 04 de junho de 2010.

O Saber Direito vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre as 7h da manhã, pela TV Justiça, com reapresentação às 23h30.










Nenhum comentário: