segunda-feira, 24 de maio de 2010

Direitos da Criança e do Adolescente

Saber Direito destaca estatuto da criança e do adolescente

O Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme o próprio nome demonstra, é a legislação responsável pelo tratamento social e legal que deve ser oferecido a crianças e adolescentes, além de garantir a proteção e a promoção da cidadania decorrentes da Constituição Federal. Neste ano, O ECA - como também é conhecida a Lei 8069/90, completa duas décadas. E para saber se é uma data de comemoração ou reflexão, o programa Saber Direito recebe o advogado e professor Enio Gentil Vieira Jr.

Especialista no assunto, Enio Gentil inicia o curso com explicações dos aspectos conceituais fundamentais para introdução da análise desta legislação: "O Estatuto da Criança e do Adolescente nada mais é do que um microssistema legislativo. Ele procura tratar de todos os temas referentes à infância e juventude num só corpo e, por isso, o estudo dele deve ser feito de forma dividida. Ele pode ser dividido para fins didáticos em três principais subsistemas de garantia: o sistema primário, o secundário e um terciário".

Quem assistir aos cinco encontros do professor Enio Gentil aprenderá ainda que nenhuma criança ou adolescente pode ser objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, ou sofrer qualquer atentado - por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. E saberá detalhes sobre a competência da Justiça da Infância e Juventude, o direito à convivência familiar e comunitária, e a função do Conselho Tutelar.


As aulas vão ao ar no 'Programa Saber Direito' da TV Justiça nos dias 24 a 28 de maio de 2010.


O Saber Direito vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre as 7h da manhã, pela TV Justiça, com reapresentação às 23h30.










Nenhum comentário: